Comércio pode estender horário de 1º a 24 de dezembro

Assim como nos feriados, empresas precisam assinar termo de adesão à convenção coletiva

As lojas de Nova Friburgo e municípios vizinhos estão autorizadas a estender seu horário de funcionamento no período anterior ao Natal, em razão de acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio. Para ampliar o expediente, as empresas devem formalizar termo de adesão à convenção coletiva da categoria junto aos dois sindicatos, repetindo o procedimento adotado em relação aos feriados.

A convenção permite que as lojas fiquem abertas até 20 horas de 1º a 11 de dezembro e até 22 horas de 12 a 24. Ainda libera o funcionamento do comércio nos domingos 05, 12 e 19 até 22 horas e a jornada a partir das 9 horas nos dias 06, 13 e 20, segundas-feiras, quando normalmente é respeitada na cidade a Semana Inglesa.

O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, esclarece que um único termo de adesão vale para ampliação do horário em todo o período antes do Natal, como ocorre nos dias das Mães, dos Namorados, dos Pais e das Crianças. Já no caso dos feriados, há exigência de oficialização de um termo para cada data prevista no instrumento coletivo. Braulio explica que a regulamentação resguarda as empresas e preserva os direitos dos trabalhadores.

“Ao acrescentarmos cláusulas sobre feriados e datas especiais na convenção, queremos contribuir para melhorar o desempenho do comércio, o que favorece, igualmente, a manutenção dos empregos do setor. Destacamos que o acordo não obriga ninguém a nada, ele oferece opção às empresas”, sustenta.

Braulio Rezende acentua que a extensão do horário em dezembro ajuda os consumidores a organizarem suas compras de Natal. Ele lembra que, nesta época, o comércio local recebe grande número de moradores de municípios vizinhos e inclusive de cidades mais distantes, entre elas Rio das Ostras, Campos, Itaperuna, Itaocara e Miracema.

“Pelas consultas ao nosso Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), percebemos forte presença em Nova Friburgo de clientes de outras cidades. E, no fim do ano, a maioria das pessoas corre muito para dar conta de compromissos extras. Lojas abertas nos domingos e até mais tarde durante a semana facilitam bastante a vida dos consumidores”, defende Braulio, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Além de Nova Friburgo, compõem a área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio os municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro, que necessitam seguir o instrumento coletivo em sua integralidade.

• 22/12/2021 às 11:16