Natal do Sesc RJ e do Sincomércio é aberto com show de luzes e concerto da Euterpe

Banda Euterpe Friburguense na inauguração do projeto. Evento reuniu grande público na Praça Dermeval Barbosa Moreira

O Natal em Nova Friburgo está oficialmente aberto. O Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sesc RJ realizaram na noite da última quinta-feira, 02, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, cerimônia de inauguração do projeto que desenvolveram juntos para a cidade e inclui iluminação e decoração de logradouros públicos e programação cultural que se estenderá por todo o mês de dezembro. O evento contou com concerto da banda Euterpe Friburguense e Solistas, acendimento simultâneo das luzes dos equipamentos de ornamentação e bênção do presépio e da árvore de Natal montados no local. O projeto do Sincomércio e do Sesc RJ tem apoio da Prefeitura Municipal.

“Foi uma festa emocionante, de congraçamento, alegria e esperança. Nova Friburgo precisava dessa motivação para viver um Natal de renascimento depois das dificuldades decorrentes da pandemia”, exaltou Braulio Rezende, presidente do Sincomércio, que solicitou o projeto à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), gestora do Sesc RJ.

Às 18 horas, antes de a Euterpe começar a tocar, a Praça Dermeval, que ganhou um palco para as apresentações musicais, já estava cheia. Regida pelo maestro titular, Nelson José da Silva Neto, e com a participação do tenor Martin Fernandez, a banda centenária, a mais antiga do país, arrancou aplausos calorosos a cada número executado em sua primeira exibição após quase dois anos afastada da plateia.

Perto das 19 horas, houve contagem regressiva para que fossem ligados, ao mesmo tempo, as luzes e os objetos decorativos instalados na Praça Dermeval Barbosa Moreira, na Praça Getúlio Vargas e na Avenida Alberto Braune. Em frente à Catedral de São João Batista, a árvore de Natal, com 15 metros de altura, atraiu os olhares com seus 800 metros de mangueira de led, 15 mil microleds e 83 enfeites iluminados. Tanto a árvore quanto o presépio, ao lado do chafariz, receberam bênção do padre Jorge Eduardo Coimbra do Almo, pároco da Catedral e vigário-geral da Diocese de Nova Friburgo.

Entre os espetáculos previstos, a Catedral de São João Batista será brindada com o Vídeo Mapping, que desenhará imagens em looping na fachada, a exemplo do que ocorreu em 2020 e voltará a encantar turistas e friburguenses neste fim de ano.

Acompanhado de vários secretários municipais, o prefeito Johnny Maycon subiu ao palco onde se encontravam os músicos da Euterpe para ressaltar a parceria das entidades do comércio na promoção do Natal em Nova Friburgo.

“É muito bom saber que temos empresários preocupados com a cidade e a população. Como Braulio, que lutou para tudo isso acontecer. A união de esforços vai fazer com que Nova Friburgo passe um Natal bonito, apesar da tristeza das famílias que perderam entes queridos. Para elas, enviamos nossas orações”, destacou o prefeito.

Braulio Rezende agradeceu ao presidente da Fecomércio, Antonio Florencio de Queiroz Junior, pela atenção dispensada ao município.

“Queiroz dedica sempre um carinho especial a Nova Friburgo. E, com essa distinção, ele nos deu um presente maravilhoso em 2021, desejando que 2022 traga dias melhores”, salientou ele, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

A programação

No palco da Praça Dermeval Barbosa Moreira

04/12 – 19h

Coro e Grupo Instrumental Arautos do Evangelho – SP