Natal do Sesc RJ vai arrecadar alimentos para o Mesa Brasil

Sede do Sincomércio e da CDL receberá donativos. Caixas para doações serão instaladas na quarta-feira, dia 08

O projeto de Natal que o Sesc RJ inaugurou em Nova Friburgo na última quinta-feira, 02, cumprirá um relevante papel social: além de decoração e iluminação de ruas e praças e promoção de eventos culturais, incluirá campanha de arrecadação de donativos para o programa de segurança alimentar e nutricional Mesa Brasil. A ideia foi apresentada pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e embaixador do Mesa Brasil na região, Braulio Rezende, à coordenadora do programa, Maria Aparecida Pessoa, e ao analista de captação de recursos, Reinaldo Granjeiro, que visitaram a cidade recentemente e ficaram esperançosos com o resultado que a proposta deve gerar.

Braulio, que conseguiu aprovação do projeto de Natal junto à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), gestora do Sesc RJ, considera o fim do ano uma boa oportunidade para ampliar o alcance do Mesa Brasil em Nova Friburgo e municípios vizinhos.

“Pensamos que os friburguenses ganharam um presente tão bonito, com a cidade decorada e iluminada, que certamente, imbuídos do espírito de Natal, se sentirão motivados a ajudar os mais necessitados. Temos que olhar com urgência para nossos irmãos que enfrentam carência de alimentos”, ressalta Braulio, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Ele explica que o Mesa Brasil instalará, na próxima quarta-feira, 08, caixas coletoras nos dois shoppings e na sede do Sincomércio e da CDL, à Rua Fernando Bizzotto 39 – Centro, por serem locais de grande movimento e de fácil acesso aos que querem doar. Para esta ação, o programa demanda itens como arroz, feijão, macarrão, leite em pó, açúcar, óleo etc.

O Mesa Brasil Sesc RJ atua há 20 anos no combate à fome e ao desperdício, recolhendo de quem pode auxiliar e passando às mãos de quem precisa. Os produtos são direcionados a instituições socioassistenciais, asilos e creches, que fazem os donativos chegar a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Em Nova Friburgo, em 2021, o programa beneficiou órgãos cadastrados pelas paróquias, que recebem alimentos mensalmente, e mais 650 famílias: 450 em abril, com cinco toneladas de hortifrutigranjeiros (frutas, verduras e legumes), e 200 em julho, com três toneladas em cestas básicas.

“Apelamos aos friburguenses e aos nossos vizinhos para contribuírem com o Mesa Brasil, que tanto apoia os menos favorecidos. A pandemia, o desemprego e a alta nos preços dos alimentos pioraram muito as condições dessas pessoas, mas nós somos capazes de mudar o cenário para melhor”, completa Braulio Rezende.

• 23/12/2021 às 09:42