Comércio pode estender horário até 24 de dezembro

Para ampliar o expediente, empresas precisam formalizar termo de adesão à convenção coletiva da categoria

Desde o dia 1º e até o dia 24, véspera de Natal, as lojas de Nova Friburgo e municípios vizinhos estão autorizadas a estender seu horário de funcionamento, graças a acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio. A permissão visa a elevar as vendas no comércio local e facilitar a vida dos consumidores que costumam lidar com muitos compromissos nesta época do ano. Assim como acontece nos feriados, para permanecer abertas até mais tarde as empresas devem assinar termo de adesão à convenção coletiva da categoria junto aos dois sindicatos.

A convenção libera jornada até 20 horas até sábado, dia 11; até 22 horas de 12 a 24 e nos domingos; e a partir das 9 horas nas segundas-feiras, quando habitualmente se respeita na cidade a Semana Inglesa.

Braulio Rezende, presidente do Sincomércio, esclarece que um único termo de adesão vigora para ampliação do horário em todo o período anterior ao Natal, mesmo procedimento adotado perto dos dias das Mães, dos Namorados, dos Pais e das Crianças. No caso dos feriados, há exigência de oficialização de um termo para cada data prevista no instrumento coletivo.

“A ideia de acrescentar cláusulas sobre horários especiais na convenção tem objetivo de contribuir para incrementar o desempenho do nosso comércio. A medida favorece, igualmente, a manutenção dos empregos do setor. Fazemos questão de destacar que a regulamentação do termo de adesão resguarda as empresas e preserva os direitos dos trabalhadores”, observa.

Também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Braulio ressalta que a extensão do horário ajuda os consumidores a organizarem suas compras de Natal. E lembra que, neste mês principalmente, o comércio de Nova Friburgo recebe grande número de moradores vizinhos e de municípios mais distantes, como Rio das Ostras, Campos, Itaperuna, Itaocara e Miracema.

“Verificamos, pelas consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), significativa presença em Nova Friburgo de clientes de outras cidades. Lojas abertas nos domingos e à noite durante a semana servem de atrativo para esses consumidores”, defende.

Além de Nova Friburgo, compõem a área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio os municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro, que necessitam seguir o instrumento coletivo em sua integralidade.

Policiamento ostensivo nas ruas

Braulio Rezende solicitou ao comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel André de Holanda Cavalcante, que intensifique o policiamento nas ruas de Nova Friburgo, com vistas a aumentar a segurança do comércio e dos consumidores em meio às compras de Natal. Em correspondência ao comandante, o presidente da CDL e do Sincomércio argumentou que o policiamento ostensivo se torna ainda mais indispensável em dezembro.

“Próximo ao Natal, cresce o movimento nas calçadas, nas lojas e nos bancos, e os consumidores circulam com sacolas e dinheiro, ficando vulneráveis a assaltos e roubos. A Polícia Militar sempre nos atende, e temos certeza de que isso vai ocorrer mais uma vez em 2021”, frisou.

Braulio Rezende pediu ao delegado titular da 151ª Delegacia de Polícia, Henrique Pessoa, que atue em parceria com o 11º BPM no reforço da segurança pública.

Expectativa de um Natal melhor em 2021

O presidente da CDL e do Sincomércio de Nova Friburgo, Braulio Rezende, acredita que a cidade viverá um Natal mais animado do que em 2020, já que no ano passado a pandemia se encontrava no auge e restringia as comemorações. Agora, com a situação sanitária sob controle e as atividades econômicas em ritmo quase normal, ele se revela otimista.

“Não queremos falar em porcentagens e evitamos comparações com aquele momento atípico. Apesar das dificuldades que enfrentamos hoje com inflação e desemprego em alta, esperamos um ótimo Natal. É a data mais importante do calendário do varejo, e as pessoas não deixam de presentear família, amigos, nem de usar pelo menos parte do seu décimo terceiro salário no comércio”, acentua.

Braulio acha que a realização, pelo Sesc RJ, do projeto de Natal que ele conseguiu para a cidade com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ) consistirá em mais uma razão para se festejar este fim de ano. O projeto inclui decoração e iluminação da Avenida Alberto Braune e das praças Dermeval Barbosa Moreira e Getúlio Vargas e uma vasta programação cultural.

“Os eventos começaram no dia 02 e contam com apresentações de música e dança, a maioria no palco instalado na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Haverá exibições de folias de reis, mapping (desenho de imagens em looping) na fachada da Catedral de São João Batista e shows itinerantes no Centro, em Olaria e Conselheiro Paulino. Esta foi uma linda surpresa que trouxemos para Nova Friburgo”, celebra ele.

• 23/12/2021 às 09:50