CDL e Sincomércio insistem com pedido à Prefeitura para aumentar fiscalização sobre ambulantes

Entidades acentuam que camelôs fazem concorrência desleal às lojas

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), Braulio Rezende, reiterou ao prefeito Johnny Maycon solicitação para que o governo municipal reforce a fiscalização sobre ambulantes que vêm ocupando calçadas da cidade e que aparecem em número maior nesta época do ano, com a proximidade do Natal. Braulio salientou em correspondência enviada ao prefeito que, além de a presença de camelôs dar aspecto de desorganização às ruas, eles fazem concorrência desleal ao comércio varejista, setor que “paga pesados impostos, gera milhares de empregos e em muito contribui para o desenvolvimento da economia de Nova Friburgo”.

O presidente da CDL e do Sincomércio assinalou que as entidades recebem, com frequência, reclamações de empresários que se sentem prejudicados pela atuação dos ambulantes. Segundo Braulio, as queixas guardam relatos de que, por diversas ocasiões, os camelôs se posicionam na frente das lojas para oferecer produtos similares aos comercializados pelos estabelecimentos.

“É uma atitude acintosa com as empresas legalizadas. Não devemos nos esquecer também de que, na grande maioria dos casos, as mercadorias vendidas pelos ambulantes são de procedência duvidosa, não permitem troca e, eventualmente, podem até causar danos à saúde dos consumidores”, pondera ele.

Braulio Rezende repetiu no ofício ao prefeito Johnny Maycon opinião de que o combate aos camelôs precisa ser permanente, durante todo o ano. No período de Natal, acrescentou, demanda ainda mais firmeza por parte do governo.

“Se a Prefeitura não agir com austeridade, corremos o risco de ver agravado esse problema que já se mostra tão preocupante em Nova Friburgo”, concluiu.
  • 23/12/2021 às 09:52