Foto: Getty Images

Afastamento do trabalho por Covid agora exige somente apresentação de teste positivo

Novo protocolo dispensa atestados médicos

As empresas de Nova Friburgo devem seguir novo protocolo quanto ao afastamento de funcionários acometidos por Covid-19. De acordo com recomendação da Secretaria Municipal de Saúde, a partir de agora, os indivíduos que testarem positivo em centros de triagem ou unidades hospitalares do município não precisarão mais apresentar atestados médicos para os empregadores. O resultado da testagem garantirá que se retirem de suas atividades laborais pelo prazo de sete dias contados da emissão do documento.
 As normas, que já entraram em vigor, foram definidas pelas subsecretarias de Atenção Básica e de Vigilância em Saúde e fundamentadas em nota técnica divulgada recentemente pela Secretaria de Estado de Saúde. Em reunião realizada no gabinete do prefeito Johnny Maycon, na última semana, empresários do comércio e da indústria tomaram conhecimento das recomendações atuais.
Braulio Rezende, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio), participou da reunião e explicou que o prefeito alegou dificuldades na marcação de consultas médicas devido ao avanço acelerado na cidade dos casos de Covid provocados pela variante Ômicron.
“Membros do governo revelaram que a rede pública de saúde não suporta o grande número de pacientes positivos para Covid que, muitas vezes, se encontram praticamente assintomáticos e buscam médicos apenas para obter atestado para o trabalho. Lógico que deve ser acompanhado por médico quem não se sente bem ou tem sintomas agravados. A intenção não é desobrigar todos das consultas, mas que elas aconteçam exclusivamente em razão do estado clínico do paciente”, destacou.
O protocolo instituído pela Secretaria Municipal de Saúde determina que pacientes com teste positivo se distanciem imediatamente do trabalho por sete dias. Decorridos cinco dias e estando o indivíduo assintomático, ele poderá retornar às suas funções, sem necessidade de se submeter a outro exame. Na hipótese de permanecerem sintomas após sete dias, o paciente deverá procurar unidade de urgência e emergência, munido com o resultado da testagem, para novo atendimento médico.
“Foi importante estabelecer esse protocolo, porque, sem regras claras, os empregadores ficam em dúvida sobre como agir. Orientamos as empresas do comércio a contatarem a Secretaria de Saúde, para mais informações, se enfrentarem situações que fujam dos quadros habituais”, aconselhou Braulio Rezende.
  • 01/02/2022 às 16:03