Três instituições da cidade recebem doações do extinto Dispensário de Santo Antônio

Dinheiro estava no banco e custou a ser liberado

Saldo remanescente da conta bancária do Dispensário de Santo Antônio, organização de assistência social que encerrou suas atividades em 2013, foi doado na segunda-feira, 21, para três entidades que ajudam pessoas carentes em Nova Friburgo: Casa dos Pobres São Vicente de Paulo, Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje) e Instituição das Obras Sociais Madre Roselli. A entrega do dinheiro, realizada no Habitare Hotel, ficou sob responsabilidade dos filhos de Jamille dos Santos Rezende, falecida há pouco mais de dois anos, última a exercer a presidência do Dispensário.
Jane, Junice e José Antônio Rezende repassaram cheques de R$ 17 mil às mãos dos representantes da Casa dos Pobres e do Laje e de R$ 11 mil à obra de Madre Roselli. O quarto filho de Jamille, Braulio, viajou para cumprir compromissos profissionais e não pôde comparecer ao encontro. Todos apoiavam a gestão da mãe como voluntários.
Jane explicou que constituiu diretoria exclusivamente para concluir detalhes burocráticos referentes à extinção do Dispensário. De acordo com ela, vários fatores contribuíram para o atraso na disponibilização dos recursos restantes, como inexistência de ata final da entidade.
“Em 2011, as chuvas da tragédia destruíram documentos. Mais adiante, com o afastamento da nossa mãe por doença, ninguém quis assumir a presidência. As senhoras, idosas, acabaram fechando o Dispensário. Faltou essa ata, e precisamos iniciar um longo processo até conseguir liberar o dinheiro no banco”, destacou.
A diretora da Casa dos Pobres São Vicente de Paulo, irmã Adriana Aparecida Santos, comentou que o valor oriundo do Dispensário será de grande auxílio, especialmente na construção de quartos individuais para acolhidos com deficiência, exigência do Ministério Público (MP) que a entidade luta há nove meses para atender. A Casa dos Pobres, que completará 90 anos em 2023, atualmente cuida de 138 internos.
Pelo Laje, receberam o cheque o presidente, Roberto Helbling, e o administrador, Douglas Azevedo da Rocha. Ambos ressaltaram que a soma, imprevista, significará alívio para as finanças da obra social, que hoje ampara 62 idosos e está sempre às voltas com fila de espera. Além de se ver obrigado a aumentar gastos para se adequar às normas impostas pela pandemia, o Laje ainda necessitou suspender eventos comunitários com que arrecadava recursos para sua manutenção.
O secretário executivo, André Luiz Medeiros de Souza, e os diretores Cláudio Antonio Costa e Marisa Rodrigues Canellas recolheram a quantia destinada às Obras Sociais Madre Roselli. Eles relataram que a instituição, que chegou aos 70 anos, enfrenta as mesmas dificuldades das demais, pois depende da generosidade de doadores. No momento, assiste 50 meninas.
Criado em 23 de novembro de 1958, o Dispensário de Santo Antônio teve como fundadora e primeira presidente Ersília Marteletti, conhecida como dona Sila. Voluntária, Jamille dos Santos Rezende entrou para a diretoria em 1978 e se tornou presidente em 12 de abril de 1988, época em que dona Sila deixou a entidade por problemas de saúde.
O Dispensário distribuía cerca de cem cestas básicas por mês para famílias carentes. A sala de costura, comandada por Maria Corrêa de Souza, a dona Mariazinha, confeccionava toalhas, almofadas e outros itens artesanais que eram vendidos para colaborar com a compra de alimentos para as cestas. Enxovais de bebê produzidos ali socorreram milhares de grávidas sem condições financeiras, muitas adolescentes.
Jane Rezende agradeceu a confiança depositada nela pelos componentes da diretoria formada recentemente: Junice Rezende (vice-presidente), Flavia Saioron Cosendey (1ª secretária), Wilma Villaça de Souza (2ª secretária), Gilda Lo Bianco (1ª tesoureira), Regina Lo Bianco (2ª tesoureira), Maria Nilce Ventura Moreira (Conselho Fiscal) e Marta Lo Bianco Esteves (Conselho Administrativo). E fez questão de homenagear Gilda Lo Bianco, presença importante nas diretorias anteriores e na sala de costura do Dispensário.
Emocionada e feliz, Jane assinalou que havia orado pela mãe antes de sair de casa para a prestação de contas.
“Tenho certeza de que ela e todas as mulheres que se dedicaram ao Dispensário, onde estiverem, se sentem recompensadas. Fizeram um trabalho tão bonito, que transmitiu tanto amor”, resumiu.
  • 24/02/2022 às 10:26