Na próxima segunda-feira, 15, será feriado no comércio

.

O comércio de Nova Friburgo e de cidades vizinhas não funcionará na segunda-feira, 15 de agosto, em razão do feriado pelo Dia do Comerciário. A determinação consta da convenção coletiva da categoria, firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio.
O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, lembra que o Dia do Comerciário, festejado na maioria dos municípios em outubro, há vários anos foi antecipado em Nova Friburgo para a terceira segunda-feira de agosto.
“Na época, pensamos em agosto porque é um mês que não tem outros feriados. Com o tempo, verificamos que empresários, funcionários e clientes aceitaram bem a ideia e incorporaram a mudança à sua rotina. Como no Dia do Comerciário as lojas não abrem, orientamos os consumidores a adiantarem suas compras”, sugere ele, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Além de Nova Friburgo, compõem a área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio os municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro, que devem seguir a convenção coletiva em todas as suas cláusulas.

Expectativa de aumento de vendas
de 5% para o Dia dos Pais

Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), da CDL de Nova Friburgo, apontam para crescimento de cerca de cinco por cento nas vendas do comércio da cidade para o Dia dos Pais, na comparação com o mesmo período do ano passado. Braulio Rezende comenta que, apesar das dificuldades atuais – mercado recessivo, alta de juros, entre outras questões –, o controle da pandemia cria cenário mais otimista do que o vivido em agosto de 2021.
“Estávamos no auge da pandemia, com ondas de recrudescimento da covid e o comércio muito afetado. Agora, embora a economia enfrente problemas, nosso setor registra maior demanda, conforme demonstram os números do SPC relativos aos últimos meses”, esclarece.
Braulio Rezende acentua que, para contribuir para um desempenho positivo do setor, acordo entre o Sincomércio e o Sindicato dos Empregados permite ampliação do atendimento nas lojas antes de datas especiais. Nesta semana, até sábado, as empresas ficam autorizadas a estender o expediente até 20 horas, desde que formalizem termo de adesão à convenção coletiva junto aos dois sindicatos, a exemplo do que ocorre nos feriados.
“As lojas precisam homologar um termo específico para cada feriado previsto no nosso instrumento coletivo. Já na extensão do horário, um único documento vale para o ciclo inteiro citado na convenção. O termo de adesão regulamenta o trabalho em dias e horários extraordinários e garante o cumprimento dos direitos dos comerciários nessas ocasiões”, reforça Braulio.
  • 09/08/2022 às 08:35