Sindicatos fazem acordo para facilitar assinatura do termo de adesão em novembro

Documento único autorizará empresas a abrirem nos três feriados do mês

O Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo firmaram acordo para permitir que um único termo de adesão tenha sua validade estendida para os três feriados de novembro: 02, Finados; 15, Proclamação da República; e 20, Dia da Consciência Negra. A convenção coletiva da categoria exige homologação de um termo por feriado, mas os representantes das duas entidades decidiram, em caráter excepcional, alterar o processo neste mês, com objetivo de abranger o maior número possível de empresas.
O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, conta que conversou com a presidente do Sindicato dos Empregados, Therezinha Affonso Jordão, para buscar uma solução eficiente em meio a feriados consecutivos que prejudicam o desempenho do setor.
“Nossa intenção é englobar cada vez mais empresas, já que o termo de adesão reforça o compromisso com as normas fixadas pela convenção quanto a horários e garantias trabalhistas dos comerciários em datas especiais. Então resolvemos que um só termo vai liberar a abertura dos estabelecimentos nos três feriados de novembro de 2023”, acentua.
Braulio Rezende acrescenta que os sindicatos chegaram a uma saída harmoniosa, de consenso, que irá ajudar o comércio da região. Ele observa que o pagamento de mais de um termo de adesão, num momento de queda nas vendas, afetaria o caixa das empresas.
“Lembramos, entretanto, que as lojas precisam respeitar tudo o que está previsto em nosso instrumento coletivo sobre feriados e oficializar o termo de adesão junto aos sindicatos patronal e laboral”, enfatiza.
A deliberação beneficia ainda as empresas situadas em Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro, municípios que compõem a área de atuação do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo.
  • 31/10/2023 às 17:28