Comércio pode estender horário de 1º a 24 de dezembro

Empresas precisam formalizar termo de adesão à convenção coletiva

As lojas de Nova Friburgo e municípios vizinhos estão autorizadas, por acordo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio, a funcionar em horário estendido no mês de dezembro, para possibilitar aos consumidores realizarem suas compras de Natal com tranquilidade. As empresas que quiserem ampliar o expediente devem homologar, nas duas entidades, termo de adesão à convenção coletiva da categoria.
O procedimento é o mesmo adotado nos feriados, segundo o presidente do Sincomércio, Braulio Rezende.
“Nossa convenção prevê um único documento para vigorar no período inteiro de extensão de horário perto do Natal, dos dias das Mães, dos Namorados, dos Pais e das Crianças. Tudo simples e rápido”, observa ele, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
As empresas têm permissão para abrir até 21 horas do dia 1º ao dia 09; até 22 horas do dia 11 à véspera do Natal; até 22 horas nos domingos 03, 10 e 17; e a partir das 9 horas nos dias 04, 11 e 18, segundas-feiras, quando normalmente respeitam a Semana Inglesa.
“Incluímos essa cláusula no instrumento coletivo porque sabemos que as pessoas ficam muito ocupadas no fim do ano e gostam de encontrar lojas abertas até mais tarde. A medida contribui para incrementar as vendas e, ao mesmo tempo, representa importante ajuda aos nossos clientes”, afirma Braulio.
   O presidente do Sincomércio e da CDL acrescenta que o termo de adesão serve para regulamentar o atendimento do setor em datas e horários especiais e para preservar os direitos trabalhistas dos comerciários.
“A oficialização do termo, nos sindicatos patronal e laboral, reitera o compromisso dos empresários com as determinações do instrumento coletivo. Insistimos para que não deixem de fazer a adesão”, convoca.
Além de Nova Friburgo, compõem a área de abrangência do Sincomércio e do Sindicato dos Empregados no Comércio os municípios de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Sumidouro, que seguem a convenção coletiva em sua integralidade.
  • 22/11/2023 às 11:20